O Reino: uma fusão de arte e identidade cultural brasileiras em joias e adornos

A coleção “O Reino” é uma imersão profunda na interseção de joalheria, arte, literatura e história, com uma ênfase inovadora na identidade cultural brasileira. Este projeto, nascido da colaboração entre Carla Silva, diretora criativa e modelo, e Dani Guirra, designer de joias, apresenta uma visão única e uma abordagem meticulosa da herança afro-brasileira em um contexto contemporâneo.

O projeto artístico foi dividido em tempos, iniciando em outubro com o lançamento digital do “TEMPO I: Estrutura”, momento no qual a collab traz o primeiro resgate de como a sociedade foi estruturada até aqui a partir da história do Antigo Egito, projetando o que as criadoras acreditam ser necessário na atualidade para que haja uma reestruturação afrofuturista.

Com o lançamento digital da coleção já disponível no site de Dani Guirra, agora as idealizadoras se preparam para disponibilizar os produtos em locais físicos selecionados, incluindo a loja Cestarias Regio, em São Paulo e Paraty.

A inspiração

Para a divisão do projeto em tempos, Dani e Carla desenvolveram uma vasta pesquisa, buscando referências em obras literárias e livros de arte.

“Nos inspiramos no trabalho de Leda Maria Martins, em ´Performances do tempo espiralar, poéticas do corpo-tela´, no qual a autora explica sobre as conexões que atravessam o tempo, desenhando-o como se fossem movimentos espirais que retém o passado como presente (ou presentificam o passado) para moldar o futuro”, conceitua a dupla.

A coleção

“O Reino” é composta por uma seleção de nove peças únicas, com preços variando de 160 a 368 reais (brincos e gargantilha), e uma peça especial de destaque, o top de metal, disponível por 1.200 reais. Já nascem ícones da coleção, a gargantilha Carlie, os brincos Pino (P e M) e o anel Garra, que se destacam como os favoritos entre os entusiastas de moda e cultura.

Os produtos artesanais são meticulosamente produzidos com latão bruto, usando técnicas de martelagem e forja em chapas de latão, o que confere autenticidade a cada peça.

Sem perder de vista a arte como pano de fundo da coleção, Dani e Carla convidaram o artista goianiense Jesus Credo para o processo da criação editorial, assinando a cenografia artística. 

O investimento

O investimento total para o desenvolvimento dessa coleção revolucionária foi cuidadosamente dividido em quatro fases, com um investimento inicial de 16 mil reais dedicado ao primeiro estágio “Estrutura”, cobrindo campanhas e produção. Com uma perspectiva ousada de 60% a 70% de lucro sobre o investimento inicial, “O Reino” se destaca como um empreendimento promissor no cenário da moda contemporânea.

As criadoras

Carla Silva é Relações Públicas graduada pela Faculdade Cásper Líbero (2011-2014) com experiência em Direção Criativa, Content Strategy e PR Stunt de marcas dos segmentos fashion, hoteleiro, alimentos & bebidas, farmacêutico, beauty e homecare. Em 2019, passou a integrar o time de modelos da Rock Mgt (@rockmgt) e, desde então, faz parte do casting de grandes campanhas publicitárias de marcas nacionais e internacionais como Natura, Google Brasil, Renner, Quem Disse Berenice, Beats, Johnnie Walker, Becks, Jeep, Sprite, Melissa, C&A e Banco Pan.

Já em 2022, foi eleita pela Vogue Brasil como um dos nomes que trouxeram diversidade de corpos para a São Paulo Fashion Week, maior semana de moda da América Latina.

Reprodução/instagram @carlasilv

Dani Guirra é designer de moda e artista matogrossense. Atualmente, vive em Paraty, Rio de Janeiro. Há mais de uma década investiga o fazer manual a partir de saberes negros materializando esse conhecimento em adornos para corpo e casa. Nas mãos da designer, as peças em cobre, latão e alpaca ganham formas contemporâneas e fortalecem a identidade afro-brasileira. Desenvolveu coleções para a marca Naya Violeta durante quatro temporadas na maior semana de moda da América Latina, o São Paulo Fashion Week. Idealizou e dirigiu a exposição Alma Adornada no Sesc Paraty em 2019, em 2022 fez parte da residência artística Pemba, projeto Dos Brasis – Sesc Brasil e em 2023 integra a exposição Dos Brasis – Sesc Belenzinho.

Reprodução/instagram @dani.guirra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

CATEGORIAS

Redes Sociais

O Reino: uma fusão de arte e identidade cultural brasileiras em joias e adornos